Foto: Roberto Dziura Jr/AEN via Ministério da Saúnd
Começa hoje, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é a distribuição de "80 milhões de doses da vacina influenza trivalente (fragmentada, inativada) para garantir a vacinação de toda a população-alvo”. Quem poderá tomar a vacina são os seguintes públicos:
• Idosos com 60 anos ou mais.
• Trabalhadores da saúde.
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
• Pessoas com comorbidades.
• Pessoas com deficiência permanente.
• Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.
• Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
• Trabalhadores portuários.
• Funcionários do sistema prisional.
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
• População privada de liberdade
A Campanha de Vacinação segue até o dia 31 de maio.
De acordo com o Ministério da Saúde, “a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.”.
É preciso ficar atento a proliferação do vírus da Gripe e a maneira mais eficaz de prevenção é através da vacinação. As vacinas são seguras e evitam casos graves e até mesmo óbitos causados por doenças, como a Gripe e o Covid 19. O Ministério da Saúde disponibiliza a cartilha Vacinas: Seguras, Eficazes e Salvam Vidas, no intuito de sanar as dúvidas dos cidadãos em relação as vacinas.
Entre as principais questões destacadas pelo Ministério da Saúde, na Cartilha, é se a vacina da Influenza causa Gripe. E a resposta é: não! “A vacina da gripe é feita com vírus mortos, fragmentados e inativados. Ela é segura e não provoca a doença nas pessoas vacinadas.”
Outra questão é se quem teve Covid-19 pode receber a vacina contra a Gripe, “a pessoa que teve Covid-19 pode receber a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum quadro de doenças agudas febris moderadas ou graves. Recomenda-se o adiamento da vacinação por até 30 dias para garantir a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.”.
Em relação a proteção e o desenvolvimento de anticorpos depois de tomar a vacina, o Ministério da Saúde aponta que “a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 à 3 semanas, após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas, embora em idosos, os níveis de anticorpos possam ser menores (...) A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo pelo qual é feita anualmente”.
Para receber o imunizante, basta o cidadão ir até uma Unidade de Saúde Básica de seu Municipio, com um documento de identidade e Cartão SUS. É preciso também, ficar atento se você faz parte do público-alvo inical da Capanha de Vacinação. Além disso, é válido ressaltar que se o cidadão estiver apresentando um quadro de Gripe, Covid-19 ou outra doença, é necessário aguardar um prazo de 30 dias para tomar a vacina.
Para ter acesso ao Informe Completo da Campanha de Vacinação, acesse: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/informes-tecnicos/informe-tecnico-operacional-de-vacinacao-contra-a-influenza-2023>
Por: Ana Flávia Aranna